INVESTIMENTO EM PRIVACIDADE: Sua empresa ainda vê como despesa?

Sim, a Lei Geral de Proteção de Dados é relativamente nova[i] e teve um impacto significativo nos processos das empresas que, cientes de seu dever de conformidade, realizaram a devida adequação. A questão agora é entender se o valor gasto nas adequações foi uma despesa ou pode ser considerado como investimento.

Conseguimos ter uma métrica a partir de pesquisas sérias como a CISCO 2023 DATA PRIVACY BENCHMARK STUDY[ii]. A pesquisa, publicada em janeiro deste ano foi realizada com base nas respostas de mais de 3100 organizações em 26 países e mostra que as organizações continuam a priorizar e obter retornos atraentes de seus investimentos em privacidade, ao mesmo tempo passaram a integrar a privacidade em muitos de seus processos mais importantes.

Este estudo comparativo trouxe dados interessantes e relevantes para que a análise DESPESA X INVESTIMENTO possa ser realizada. De acordo com o diretor de Privacidade da CISCO, Robert Waitman o investimento em privacidade é muito atraente “mesmo em um ambiente econômico difícil, o gasto médio com privacidade em 2022 foi de US $ 2,7 milhões, um acréscimo de 125% em relação a 3 anos.”

A pesquisa demonstra que mais de 70% das empresas entrevistadas indicaram que estavam obtendo ganhos “significativos” ou “muito significativos” nos investimentos em privacidade, como ganhar a confiança dos clientes, reduzir atrasos nas vendas ou mitigar perdas por violações de dados.

Em média, as organizações estão obtendo ganhos estimados de 1,8 vezes sobre os gastos, e 94% de todos os entrevistados acreditam que as vantagens do investimento em privacidade superam os custos gerais. 

Outro relatório relevante é a Pesquisa de Privacidade do Consumidor de 2022, também da Cisco. Nele identificamos que no Brasil, o movimento é bastante similar ao global, com 57% dos respondentes dizendo que estariam mais confiantes se tivessem mais explicações sobre como os dados são tratados. Apesar disso, os investimentos em proteção de dados também crescem nacionalmente e o retorno de investimento é ainda maior do que na média global: 2,8.

Vejamos o gráfico a seguir que demonstra o retorno sobre o investimento (ROI)[iii] das empresas entrevistadas:

Dentre as áreas específicas onde temos benefícios potenciais do investimento em privacidade estão inclusas a redução de atrasos nas vendas, mitigação das perdas decorrentes de violações de dados,  inovação,  eficiência operacional, construir confiança com os clientes, e tornar sua empresa mais atraente. Quer mais?

Então, prezado empresário leitor, você somente poderá obter esse retorno se, de fato, entender todo o processo como um INVESTIMENTO, pois como pesquisas estão demonstrando, o dinheiro aplicado em Programas de Privacidade nas empresas tem retorno certo, mais cedo ou mais tarde.

Se toda essa explicação ainda não é motivo para incentivar você a olhar para a necessidade de possuir um Programa de Governança em Privacidade, talvez seja importante você saber que já existe, no âmbito da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, aprovado e em vigor desde outubro de 2021, a Resolução CD/ANPD n.º 01/2021 que aprova o Regulamento do Processo de Fiscalização e do Processo Administrativo Sancionador.

Ou seja, estar em conformidade com a LGPD não é uma opção, é uma obrigação legal. A única opção que temos é em qual momento: fazer isso agora, criando uma cultura institucional de proteção de dados, criando um Programa de Privacidade pautado na ética e no uso consciente dos dados, respeitando os direitos dos titulares, e ter os benefícios daí advindos, ou fazer mais tarde, após sofrer os impactos que um dano reputacional pode ocasionar pela ocorrência de um incidente de segurança ou de uma ação fiscalizatória.

Não espere, se quiser saber como implementar um Programa adequado de Privacidade, com profissionais especialistas em Direito Digital, e profissional certificado por certificadoras internacionais de referência no mercado.

Dra Laura Carvalhal – Certificações:

Fonte https://www.cisco.com/c/dam/en_us/about/doing_business/trust-center/docs/cisco-privacy-benchmark-study-2023.pdf?CCID=cc000160&DTID=odicdc000016&OID=rptsc030828

[1] Em pleno vigor desde 18 de setembro de 2020 para os demais artigos e desde 1. de agosto de 2021, quanto aos arts. 52, 53 e 54, que tratam das sanções administrativas

[1] Estudo comparativo de Proteção de Dados 2023. (tradução livre)

[1] A sigla ROI é uma abreviação do termo return over investiment, em português retorno sobre investimento. O ROI é uma métrica financeira que avalia o retorno sobre uma quantidade de dinheiro investida. O ROI é geralmente utilizado para a tomada de decisões financeiras

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